Pirates of the Caribbean: At World's End (2007)

Written by Filipe Manuel Neto on February 20, 2018

Uma conclusão

Dirigido por Gore Verbinsky, este filme termina a história contada em "O Cofre do Homem Morto". Os piratas, liderados por Jack Sparrow, terão que viajar para o outro lado do mundo para uma aliança improvável a fim de impedir o ambicioso Cutler Beckett de usar Davy Jones para dominar os mares em nome da Companhia das Índias Ocidentais.

O lançamento deste filme era esperado pois o anterior precisa de conclusão. No entanto, não trouxe nada de surpreendente. O factor diferenciador do filme anterior foi, claramente, a forma como os personagens centrais mudaram e a forma como o enredo aproveita isso para se tornar mais complexo e interessante. Neste caso, temos o fecho de um ciclo mas não o seu desenvolvimento. Talvez as maiores surpresas sejam o retorno do Capitão Barbossa (interpretado por Geoffrey Rush), desta vez no "lado dos bons", a importância inesperada da personagem de Naomie Harris e a conclusão, decepcionante, da história de amor entre Will e Elizabeth. Os momentos de humor continuaram a ser o prato principal de Jhonnie Depp mas o filme também tem uma certa tensão dramática que os anteriores não tinham ou, pelo menos, não tinham tão presente.

Este filme foi projectado para acabar a saga de piratas mais popular que o cinema já viu, mas as demandas da indústria, com vontade de ganhar mais dinheiro, dará lugar a um quarto filme. Dramático, tenso, interessante, mas longe de ser surpreendente ou inventivo, este filme merece parabéns pelo facto de que, supostamente, teria acabado com essa história de uma forma relativamente bem conseguida.