Murder on the Orient Express (1974)

Written by Filipe Manuel Neto on October 6, 2018

Um elenco de luxo num filme excelente.

Agatha Christie foi uma das maiores escritoras de romances policiais de todos os tempos. No entanto, é difícil duvidar que os episódios curtos e filmes de "Agatha Christie's Poirot" estabeleceram um novo paradigma para a adaptação desses livros ao cinema ou à televisão e que será difícil, nos próximos anos, superar a interpretação de David Suchet.

De qualquer forma, este filme é anterior a tudo isso, pois data de 1974. O enredo segue fielmente o livro e não há grande mistério para quem o leu. O que mais me impressionou foi o luxuoso elenco de estrelas, digno de uma verdadeira super-produção, com nomes memoráveis ​​como Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, Wendy Hiller, Anthony Perkins e Vanessa Redgrave Impressionante.

Pessoalmente, não achei Finney convincente no papel do detective belga. A maneira como ele se movia e falava parecia muito anti-natural, particularmente a forma como ele parecia estar a esconder o pescoço o tempo todo. Mas esta é a única crítica negativa ao desempenho do elenco, que fez um óptimo trabalho. Particularmente, gostaria de salientar Lauren Bacall pelo modo intenso e apaixonado como ela interpretou a sua personagem. Ingrid Bergman e Wendy Hiller também merecem uma palavra de louvor. O resto, no entanto, não tinha espaço para brilhar. Até parece que o elenco não foi completamente aproveitado.

Visualmente, o filme é muito bom. A fotografia utiliza muito bem a luz tal como a escolha de locais, cenários e figurinos e as cores são agradáveis. A banda sonora é competente e faz bem o seu trabalho, mas está longe de ser icónica.